Welcome to Evently

Lorem ipsum proin gravida nibh vel veali quetean sollic lorem quis bibendum nibh vel velit.

Evently

Stay Connected & Follow us

Basta inserir a sua palavra-chave e nós o ajudaremos a encontrar o que precisa.

Do que está à procura?

  • O carrinho está vazio.
Good things happen when you narrow your focus
Welcome to Conference

Write us on info@evently.com

Follow Us

  /  Paula Cristina Martins

Paula Cristina Martins

Licenciada em Psicologia, na área da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança, pela na Universidade do Porto desde 1990.

Em 1996 realizou Provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica, no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho.

É mestre em Psicologia, na área do Desenvolvimento e da Educação da Criança, ramo de Intervenção Precoce, pela Universidade do Porto, em 1999.

É doutorada em Estudos da Criança, na área de conhecimento de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Criança, pela Universidade do Minho, desde 2004.

Tem formação pós-graduada em Intervenção em Crise e em Intervenção Sistémica e Familiar. Exerceu funções docentes no ensino secundário e profissional e de psicóloga numa instituição de ensino especial e numa instituição de ensino particular, e prática clínica privada. No ensino superior, iniciou a sua atividade docente em 1988, como monitora de Psicologia da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Ingressou na Universidade do Minho em 1991, como assistente estagiária no grupo disciplinar de Psicopedagogia e Metodologia da Educação de Infância do então Centro de Formação de Professores e Educadores de Infância (CEFOPE).
Entre 1996 e 2004 foi assistente no grupo disciplinar de Psicopedagogia e Educação Especial do Instituto de Estudos da Criança e, a partir de 2004, professora auxiliar.

Desde 2009 é docente do departamento de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, na área de Psicologia da Justiça. Tem lecionado unidades curriculares de graduação e de pós-graduação relacionadas com a educação e o desenvolvimento da criança e com a proteção de crianças e jovens em risco psicossocial que, a par da delinquência juvenil e da pobreza infantil, constituem os domínios em que desenvolve os seus interesses de investigação.

É investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e coordena projetos de investigação, com financiamento externo, na área do risco e dos maus-tratos na infância, tendo sido investigadora responsável do projeto Imagens da Infância – discursos mediáticos sobre as crianças em risco (PTDC/CCI/64130/2006), financiado pela FCT e, mais recentemente, do Advocacy Establishment For Student Through Ombudsman Position, no âmbito do Programa Quadro Erasmus+, financiado pela União Europeia.

Atualmente coordena o projeto de investigação International Self-Report Study on Juvenile Deliquency and Victimization (ISRD4) em Portugal. No âmbito da docência e da investigação, tem colaborado com outras instituições do ensino superior público e privado.

Foi membro da comissão organizadora de várias reuniões científicas nacionais e internacionais, entre as quais se destacam o Congresso Internacional “Os Mundos Sociais e Culturais da Infância” (2000), o “I Congresso Internacional de Intervenção com Crianças, Jovens e Famílias”, promovido em colaboração com a Pressley Ridge (2007) e o “I Congresso Internacional em Estudos da Criança — Infâncias Possíveis, Mundos Reais”, a cuja organização presidiu (2008). Integrou a comissão científica de vários congressos, salientando-se o “I Congreso Iberoamericano de Justicia Terapéutica, promovido pela Asociación Iberoamericana de Justicia Terapéutica (2012) e o “Congresso Nacional Realidades e Desafios no 25º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança: o caso Português” (2014).

Integrou os júris de 22 doutoramentos, sendo arguente principal em 8 deles. Fez parte do júri de 109 mestrados, na qualidade de arguente em 51 destes e como orientadora em 48.

Orientou 48 teses de mestrado já concluídas, 2 de doutoramento e 1 estágio científico avançado. Realizou dezenas de comunicações e conferências e várias apresentações com poster em reuniões científicas nacionais e internacionais. É (co)autora de 3 livros, 18 capítulos de livros, 20 artigos e 22 publicações em atas de reuniões científicas.

É membro de várias associações científicas.

Entre 2006 e 2009 desempenhou funções de Vice-Presidente do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Entre 2009 e 2013 foi Pró-Reitora da Universidade do Minho com o pelouro do Ensino.

Entre 2015 e 2019 foi Provedora do Estudante da Universidade do Minho.

Website

Com a participação de Paula Cristina Martins

Dia 1
30 set 2021 09h00-16h45
Painel 2: Casa de Acolhimento
30 set 2021 14h15-15h55
Don`t copy text!